O interesse das pessoas em possuir um e-commerce foi alvo de uma pesquisa realizada pela Nielsen Company.
Não
é mais novidade para ninguém que a atividade em plataformas virtuais podem ser
uma fonte complementar de receita ou até mesmo única.
O
MercadoLivre atento a essa realidade encomendou uma pesquisa que deixa bem
claro a postura do povo da América Latina. Com o intuito de realizar um
panorama do impacto gerado na economia e nos postos de trabalho das atividades
através dos e-commerce, a pesquisa apontou que mais de 145 mil pessoas vivem
com renda total proveniente de sua plataforma.
O
estudo foi realizado com os maiores vendedores em oito países do continente sul-americano:
Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Venezuela,
demonstrando uma expansão no e-commerce com perspectiva ampliar ainda mais seu
mercado em 2013.
Evidencia
também uma nova realidade. Dois de cada dez entrevistados trocaram o seu trabalho
anterior para se dedicar às vendas no MercadoLivre, que representam 20% de
todos os empresários e-commerce na região e 45% agregam o rendimento através do
site com o seu trabalho atual.
Na
mesma pesquisa foi questionado aos entrevistados, que comparando com o ano
anterior como permaneceu sua situação no ano de 2012. Apontou que à 40% dos
empresários ocorreu um crescimento nos negócios combinando um modelo misto
(online e físico), com uma parcela média de 61,7% de vendas efetuadas pelo meio
eletrônico em relação ao montante total.
Particularmente
no Brasil, os empreendedores disseram que as vendas oriundas do canal
eletrônico representaram 73,5% de toda a movimentação da empresa no ano de
2012.
“O
MercadoLivre oferece igualdade de condições e oportunidades para grandes e
pequenos vendedores, independentemente de onde estejam localizados
geograficamente e de quais produtos ofereçam. Esta é a nossa missão,
democratizar o comércio eletrônico e prover acesso a um ecossistema de
tecnologia para o e-commerce que ofereça condições para que os inúmeros
empreendedores, do Brasil e da região, se desenvolvam profissionalmente e gerem
oportunidades de emprego para jovens e adultos. O comércio eletrônico oferece
oportunidade para todos”, afirma Helisson Lemos, diretor-geral do MercadoLivre
para o Brasil.
Para
77% dos entrevistados, a internet é sem dúvida o meio mais rentável de concluir
as negociações. Do ponto vista de contratação de colaboradores 52% das empresas
incentivam a economia e absorvem a mão de obra local, demonstrando que 86%
possuem um e cinco empregados atuando de forma direta.
No
ano de 2013 os respondentes esperam um crescimento de até 35,5% no consumo
online. Para 54%, o fator responsável para este crescimento deve-se ao acesso
facilitado à dispositivos móveis, 49% acreditam estar relacionado com a
expansão da internet e redes wi-fi e 36% creem que deve-se ao fato de novas empresas
estarem aderindo ao e-commerce.
1. O blog EcommentBR não recebe remuneração de nenhuma entidade da iniciativa privada.
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