O blog E-comment BR irá exemplificar algumas estruturas de armazenagens para que você tome a decisão correta.
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Todo
mundo sabe que o mercado e-commerce é
extremamente competitivo, que todo recurso que se puder utilizar para agregar
valor ao produto final é bem-vindo e um deles é possuir uma logística planejada
com uma armazenagem estratégica.
Primeiramente
definiremos o que é logística, que seria prover disponibilidades de produtos,
onde e quando forem necessários, gerenciando os fluxos de fornecedores e outras
partes envolvidas, como transportadoras, com o objetivo de concretizar uma
aquisição realizada.
Dentro
desse processo, podemos dar dois tipos estruturais: estruturas escalonadas e
diretas podendo ser tradicionais ou avançadas. As escalonadas consiste numa
rede de distribuição com um ou mais armazéns centrais com centros de
distribuição em menor escala localizados em regiões próximas à potenciais
consumidores, conhecido como CDA – Centro de Distribuição Avançado.
Já
as estruturas diretas são sistemas de distribuição onde os produtos tem sua
origem de diversos fornecedores, de um ou vários armazéns centrais, diretamente
para os consumidores. Exemplos são o Transit
Point, Cross-Docking e Merge in Transit, que iremos detalhar
mais adiante.
Voltando
ao sistema escalonado, no CDA o estoque é posicionado estrategicamente em
várias partes da cadeia de suprimento e seu principal objetivo é oferecer um
atendimento mais rápido e eficiente, também buscando uma redução de custos, à regiões
que estão geograficamente situadas longe dos pólos produtores.
Para
realização desse sistema é necessária uma grande quantidade de estoque, por que
possuirão vários centros de distribuição, obrigando um gerenciamento atento,
pois um dos riscos é faltar mercadorias no estoque ou haver uma obsolescência
por ter havido uma antecipação da demanda. Portanto a armazenagem seletiva é
muito importante.
As
estruturas diretas tradicionais são sistemas de distribuição que expedem os
produtos diretamente para o consumidor final, através de um ou mais armazéns
centrais, que sofrem para cumprir os prazos de entrega, geralmente maiores,
devido à grande distância do consumidor em alguns casos, muitas vezes tendo seu
custo de transporte mais elevado.
Falando
sobre estruturas diretas avançadas, começando pelo Transit Point, que tem quase que a mesma definição dos CDAs, porém
são caraterizados por não possuírem estoques, são mero intermediários, de um
mesmo fornecedor. Para tal, os produtos que chegam à esse centro de
distribuição já estão comprados e tem seu destino estabelecido, necessitando
uma instalação com menor investimento, pois além de não haver necessidade de
estocagem, não há atividades de picking
(fracionamento de embalagens).
A
existência desse sistema exige que tenha um volume suficiente para possibilitar
o transporte de cargas consolidadas com frequência regular, e também que possua
uma entrega programada, onde determinadas regiões geográfica são atendidas em
dias da semana pré-fixados, com isso há uma acentuada perca de flexibilidade de
atendimento.
Outro
tipo de estrutura direta avançada seria a Cross-Docking,
que tem exatamente a mesma definição da Transit
Point, se não fosse pelo fato de haver um conjunto de fornecedores
transitando pelo centro, separando-os por destinos. Com uma maior circulação de
mercadorias de diferentes fornecedores e destinação variadas, é necessário um
rígido controle desses produtos para evitar manobras erradas, e costumeiramente
possuem um sistema automatizado de transferência de cargas.
Um
detalhe que o diferencia do sistema anterior, é que há a necessidade muitas
vezes de um espaço para estoque, mesmo que reduzido, em virtude do fornecimento
de produtos de diversos locais, pois podem ocorrer esperas para completar a
carga no veículo de transporte. É imprescindível a utilização de softwares de
gerenciamento de armazenagens (WMS -Warehouse
Management System), auxiliando também na coordenação de todas as partes
envolvidas.
Por
último, deixamos o Merge in Transit
que é o modelo mais complexo de todos os citados neste artigo, conceito
estendido do Cross-Docking aliado ao
sistema Just in Time (modelo de gestão onde a matéria-prima ou
produto só é adquirido ou transportado no momento exato à sua necessidade).
Ele pode ser puro, ou seja sem estoque, ou misto, quando precisa ter estocado
alguns itens.
Você
pode ter estranhado a palavra “itens” onde se geralmente utiliza o termo “mercadoria”,
que é algo já finalizado, mas o motivo é justamente este, esse sistema de
distribuição além de oferecer os serviços de distribuição, também realiza a montagem
de determinado produtos, através de componentes recebidos e de acordo com o
pedido.
A
exigência de gerenciamento e coordenação de todas as etapas dos processos, frisadas
anteriormente, nesse caso, são triplicadas. Já que não só participam de forma a
transportar, mas são parte integrante do lead
times de produção dos fornecedores, obrigando também um nível de
contratação mais qualificada.
Concluindo, é possível observar que há diversas formas de realizar o mesmo serviço, uns exigem um trabalho mais complexo e outros são mais simples, porém cada um tem seu ponto positivo e negativo, cabendo ao empreendedor, não só e-commerce como qualquer um, tomar uma decisão que atenda às suas necessidades e esteja dentro dos recursos disponíveis.
Concluindo, é possível observar que há diversas formas de realizar o mesmo serviço, uns exigem um trabalho mais complexo e outros são mais simples, porém cada um tem seu ponto positivo e negativo, cabendo ao empreendedor, não só e-commerce como qualquer um, tomar uma decisão que atenda às suas necessidades e esteja dentro dos recursos disponíveis.
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