sábado, 11 de maio de 2013

Monitoramento de tráfego é uma decisão fundamental para o crescimento do seu e-commerce.

Decidir por monitorar o tráfego no seu e-commerce pode ser crucial para sobrevivência, e o Google Analytics o oferece gratuitamente.




Como em qualquer atividade que tem por objetivo lucrar, conhecer os seu clientes é a peça chave para reduzir custos na hora de investir.

No e-commerce onde há centenas de vantagens, para o fornecedor e consumidor, existem também pontos negativos, e o principal seria o fato do primeiro não possuir um contato direto, fisicamente, com o segundo, e vice-versa. Para obter informações sobre os consumidores, há uma ferramenta extremamente útil, fornecendo uma gerenciamento total do tráfego no seu e-commerce, o Google Analytics.

Essa ferramenta tem se mostrado muito eficiente quando trata-se de monitoramento de tráfego no e-commerce. O Google Analytics oferece informações sobre origens de tráfego, receita, taxas de conversão e de abandono, e também em relação à landing pages (são chamadas “páginas de pouso”, seria a página central de todos os pontos de marketing digital que foram distribuídos).

Toda interação do consumidor com o seu e-commerce você terá acesso, e possibilitar uma tomada de decisão mais precisa. Um dado interessante, muito utilizado, são as taxas de abandono, quando um cliente deixa o produto no “carrinho” mas não o leva. Outro dado interessante é que você pode saber exatamente de onde vem aquela determinada visita, até qual cidade do Brasil está situada.

Não basta ter todas essas utilidades se não for possível apresentar um relatório objetivo, e é outra poderosa ferramenta do Google Analytics. Há a possibilidade de gerenciara partir de segmentos avançados com a finalidade de isolar e analisar tipos específicos de tráfego.

O empreendedor e-commerce ou profissional habilitado, pode criar seus próprios segmentos e aplicá-los aos dados, com a opção de selecionar alguns já predefinidos. Também existe a ferramenta de perfis filtrados, igual ao segmento avançado, porém com algumas ressalvas.  

O interessante do segmento avançado do Google Analytics é o período que abrange o relatório. Não importa a data em que você configurou, ele fornece desde o início da atividade, já o perfil filtrado é a partir da seleção. Vale lembrar também, como existe a opção de criar vários segmentos avançados, é possível compará-los entre si, o que não ocorre no outro.

Segundo o próprio site da Google, o perfil filtrado é opção para quando há o interesse de excluir determinado tipo de tráfego da sua análise. Como exemplo, cita que mesmo com a possibilidade de criar um segmento avançado que incluísse somente o tráfego externo, é mais interessante a criação de um perfil filtrado para excluir os tráfegos internos.

Dentro desse contexto de relatórios, existem os de navegação. Com ele é possível através de um gráfico traçar todas as rotas que os consumidores percorreram dentro do seu e-commerce, incluindo um conteúdo como metas e eventos.

Outra ferramenta muito atraente e dinâmica, como o e-commerce exige, é o Analytics Intelligence. De acordo com a Google, com ele é possível examinar quando há uma alteração significativa em determinada métrica do site e receber um alerta no mesmo instante. Para os mais técnicos, é possível através de mecanismos algorítmicos.

Concluindo, o Google Analytics é uma ferramenta disponível no mercado muito poderosa, que obriga um nível de conhecimento em SEO (Seach Engine Optimization) de quem irá utilizá-la, mas oferece a oportunidade de qualquer um iniciar um diagnóstico próprio. Se restaram mais dúvidas, entre em contato conosco ou se preferir visite a página do Google Analytics aqui. Até a próxima!

Share this post
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© 2013 E-comment BR Informativo E-commerce
Designed by Blog Thiet Ke
Posts RSSComments RSS
Back to top