domingo, 5 de maio de 2013

O que representa para o e-commerce o decreto 7.962/2013: parte 2.

Entra em vigor em 13/05/2013 o decreto que regulamenta o mercado de lojas virtuais e ratifica obrigações que poderiam ser aplicadas pelo Código de Defesa do Consumidor.




Dando continuidade à abordagem do Decreto 7.962/2013, veremos o que dispõe seu artigo 2º:

Art. 2º Os sítios eletrônicos ou demais meios eletrônicos utilizados para oferta ou conclusão de contrato de consumo devem disponibilizar, em loca de destaque e de fácil visualização, as seguintes informações:
I – nome empresarial e número de inscrição do fornecedor, quando houver, no Cadastro Nacional de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda;
II – endereço físico e eletrônico, e demais informações necessárias para sua localização e contrato;
III – características essenciais do produto ou do serviço, incluídos os riscos à saúde e à segurança dos consumidor;
IV – discriminação, no preço, de quaisquer despesas adicionais ou acessórias, tais como as de entrega ou seguros;
V – condições integrais da oferta, incluídas modalidades de pagamento, disponibilidade, forma e prazo da execução do serviço ou da entrega ou disponibilização do produto; e
VI – informações claras e ostensivas a respeito de quaisquer restrições à fruição da oferta.

O respectivo artigo visa garantir que o consumidor tenha acesso à informações sobre a loja virtual. A Internet propicia uma facilidade para que pessoas de má fé se escondam fornecendo dados falsos, e quanto mais detalhes maior a facilidade de cruzamento das informações e perceber fraudes antes de realizar uma compra.

Se o consumidor quiser confirmar os dados tanto da empresa quanto do proprietário, é possível realizar através do site da Receita Federal do Brasil, que pode ser conferido nesses dois links: CPF e CNPJ.

Partimos agora para o próximo, o artigo 3º, destacado abaixo:

Art. 3º Os sítio eletrônicos ou demais meios eletrônicos utilizados para ofertas de compras coletivas ou modalidades análogas de contratação deverão conter, além das informações previstas no art 2º, as seguintes:
I – quantidade mínima de consumidores para efetivação do contrato;
II – prazo para utilização da oferta pelo consumidor; e
III – identificação do fornecedor responsável pelo sítio eletrônico e do fornecedor do produto ou serviço ofertado, nos termos dos incisos I e II do art. 2º.

Este artigo trata exclusivamente de compras coletivas realizadas pela Internet, um costume que vem ganhando força no território nacional. Há diversos debates acerca de Leis que regulamentem esse segmento, mas somente o Estado do Rio de Janeiro, através da Lei 6.161 de 09 de janeiro de 2012, estabelece normas quando empresas realizar transações através sedes situadas naquele Estado.

Aguardem, em breve o blog E-comment BR continuará essa série postagens para que você, empreendedor ou consumidor e-commerce, conheça seus direitos e deveres. Mande suas dúvidas ou sugestões!

Share this post
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© 2013 E-comment BR Informativo E-commerce
Designed by Blog Thiet Ke
Posts RSSComments RSS
Back to top