As redes sociais tem superado em tempo de navegação quase que a soma de toda as outras categorias pesquisadas.
O
empreendedores e-commerce e os profissionais de marketing digital tem uma
obrigação imposta pela mercado de manter-se sempre atualizado, e conhecer o
perfil do seu público alvo é imprescindível.
Apontando
que já somos o 7º maior mercado mundial na Internet, o Brasil na América
Latina tem o maior tempo médio de conexão por mês seus internautas, por volta
de 26,7hrs online em 2012, um crescimento de 10% em comparação ao ano anterior,
ou se preferir 2 horas a mais.
Sem
dúvida essa marca vem impulsionada pelo aumento na utilização de dispositivos
móveis, com uma marca de 6% dos pages
views através de tabletes e smartphones.
O
país possui 46,3 milhões de usuários conectados com idade de 15 anos ou mais,
seja de casa ou no trabalho, alta de 16% em relação ao ano passado. Jovens são
os que mais utilizam a Internet, 18% deles tem idade entre 18 e 24 anos e 30%
entre 25 e 34 anos.
Até
o final de 2011, categoria de serviços era a preferida na pesquisa, porém as
redes sociais assumiu a liderança e parece estar em intensa expansão.
Em
dezembro de 2012 os brasileiros passaram e média 9,3 horas conectados nas redes
sociais. Representa um crescimento de 167% desde o início da pesquisa, informação
que não deve ser desprezada por profissionais e-commerce e de marketing
digital.
Dentro
desse número que representa as redes sociais, Facebook mantém-se líder,
registrando em dezembro de 2012 a marca de 44 milhões de visitantes, alta de
22% se comparado ao mesmo período de 2011.
Analisando
os próximos dados temos as comparações de categorias de serviços, incluindo-se
os segmentos de: negócios imobiliários, educação, saúde, estilo de vida, telecomunicações,
armazenamento de dados e recursos, viagens, varejo, governo e business to business.
Os
negócios imobiliários aparece com maior crescimento no período, por volta de
20%, porém muito atrás em números de acessos quando comparado ao de varejo que
possui uma marca de 44, 032 milhões, alta de 9%, contra 5,090 milhões do setor
de imóveis. Acompanhando a alta em todos os segmentos, a publicidade online
também cresceu, alcançando os impressionantes 789 bilhões de impressões em
2012.
Foram
analisados também a interatividade através de vídeos dos brasileiros, em
comparações à outros países.
O
consumo de vídeos no Brasil teve uma alta 18%. Neste caso, o Youtube é o canal
disparado na preferência, seguido pelo Vevo e o Facebook. É valido destacar que
o último cresceu mais de 400%.
Empresas e-commerce.
A
pesquisa também mostrou alguns dados muito interessante em relação as empresas
e-commerce atualmente no varejo online brasileiro.
O
Mercado Livre detêm a liderança do setor com mais de 14 milhões acessos, com uma
gigantesca diferença em relação à segunda colocada, a Americanas.com, que tem 8
milhões de acessos.
Em
relação à participação no mercado de marketing digital, a Dafiti é a empresa
que mais exibiu anúncios com mais de 25 bilhões de visualizações e a Netshoes
está em segundo lugar com 23 bilhões.
No segmento de empresas que
fornecem o serviço de comparação de preços no e-commerce, o Buscapé continua na
liderança, com 14 milhões de acessos. Tempos atrás a empresa era detentora de
mais de 50% dos acessos, e agora tem a Uol Shopping com 10 milhões de acessos como
sua principal concorrente.
1. Fonte comScore
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