São ferramentas que podem ser utilizadas por profissionais do e-commerce, sendo que o remarketing é uma estratégia de retargeting.
Nos dias atuais com a real expansão do comércio virtual, ferramentas que atraiam consumidores e gerem uma alavancagem nas vendas do seu e-commerce são cada vez mais estudadas.
O
retargeting tem se mostrado como uma técnica de webmarketing muito eficaz. Para
explorar ainda mais essa ferramenta, empresas e-commerce utilizam-se juntamente
técnicas de remarketing. Mas qual diferença das duas?
A
definição da retargeting seria relembrar compradores em potencial do seu objeto
de desejo, ou seja, gerar um impacto sobre o consumidor que já mostrou um
interesse legítimo no produto ou serviço ofertado. Não basta buscar
simplesmente os clientes que navegaram pela plataforma e-commerce, é necessária
que seja realizada combinações de ações, como tipo do produto e da frequência
de impacto que desejar.
Para
enxergar melhor esse entendimento, vamos supor que você navegou pela plataforma
e-commerce, visualizou um produto por um determinado tempo, porém não o levou.
Através de cookies, em outros sites parceiros de uma rede da qual seu
e-commerce esteja inserido, o mesmo produto pode ser mostrado em anúncios, a
empresa pode até mesmo enviar e-mails lembrando-o da oferta, ou informando que os
deixou no carrinho de compras.
E
o remarketing não seria a mesma coisa? O retargeting não é uma estratégia de marketing?
As respostas seriam não e sim, respectivamente. Como exemplificamos
anteriormente, o retargeting você não chega a ofertar, em seu conceito total, o
produto e sim relembrá-lo.
No
instante que praticar o retargeting, por e-mail por exemplo, você alia um
desconto adicional para que leve o produto. Perceba que se estivesse
simplesmente navegando em outros sites, você seria lembrando, agora agregamos
um serviço promocional ao produto, com um novo preço que antes não havia. Temos
então uma prática de remarketing.
O
remarketing utiliza parte das informações colhidas pra produzir o retargeting.
Outra forma de realizar, é oferecer outros produtos e serviços relacionados aos
que estejam no histórico de navegação ou aquisição na plataforma.
Como
já foi frisado neste post, combinações são necessárias para que não se tenha um
resultado negativo. Um dos objetivos desta ferramenta é minimizar o tempo e o
investimento do marketing, possibilitando um estreitamento na margem de erro do
público-alvo, mas se por exemplo, você oferecer um produto ou serviço que já
foi adquirido, outras vezes, pode manchar sua imagem.
O
impacto que mencionamos também deve ser equacionado. Ninguém gosta de rever
repetidamente os anúncios, é neste momento que um profissional qualificado
saberá explorar esse processo de impedir que a repetição ocorra, mas ao mesmo
tempo não desvinculando-se do consumidor por muito tempo.
Concluindo,
são ferramentas bastante úteis, eficientes e eficazes, porém devem ser utilizadas
de maneira estratégia, já que tudo que é excessivo torna-se insignificante,
além de prejudicial financeiramente e socialmente para empresa e-commerce.
Restou
alguma dúvida? Em breve o blog E-comment BR postará mais informações sobre retargeting
e remarketing.
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