quarta-feira, 8 de maio de 2013

Qual diferença de retargeting e remarketing?

São ferramentas que podem ser utilizadas por profissionais do e-commerce, sendo que o remarketing é uma estratégia de retargeting.



Nos dias atuais com a real expansão do comércio virtual, ferramentas que atraiam consumidores e gerem uma alavancagem nas vendas do seu e-commerce são cada vez mais estudadas.

O retargeting tem se mostrado como uma técnica de webmarketing muito eficaz. Para explorar ainda mais essa ferramenta, empresas e-commerce utilizam-se juntamente técnicas de remarketing. Mas qual diferença das duas?

A definição da retargeting seria relembrar compradores em potencial do seu objeto de desejo, ou seja, gerar um impacto sobre o consumidor que já mostrou um interesse legítimo no produto ou serviço ofertado. Não basta buscar simplesmente os clientes que navegaram pela plataforma e-commerce, é necessária que seja realizada combinações de ações, como tipo do produto e da frequência de impacto que desejar.

Para enxergar melhor esse entendimento, vamos supor que você navegou pela plataforma e-commerce, visualizou um produto por um determinado tempo, porém não o levou. Através de cookies, em outros sites parceiros de uma rede da qual seu e-commerce esteja inserido, o mesmo produto pode ser mostrado em anúncios, a empresa pode até mesmo enviar e-mails lembrando-o da oferta, ou informando que os deixou no carrinho de compras.

E o remarketing não seria a mesma coisa? O retargeting não é uma estratégia de marketing? As respostas seriam não e sim, respectivamente. Como exemplificamos anteriormente, o retargeting você não chega a ofertar, em seu conceito total, o produto e sim relembrá-lo.

No instante que praticar o retargeting, por e-mail por exemplo, você alia um desconto adicional para que leve o produto. Perceba que se estivesse simplesmente navegando em outros sites, você seria lembrando, agora agregamos um serviço promocional ao produto, com um novo preço que antes não havia. Temos então uma prática de remarketing.

O remarketing utiliza parte das informações colhidas pra produzir o retargeting. Outra forma de realizar, é oferecer outros produtos e serviços relacionados aos que estejam no histórico de navegação ou aquisição na plataforma.

Como já foi frisado neste post, combinações são necessárias para que não se tenha um resultado negativo. Um dos objetivos desta ferramenta é minimizar o tempo e o investimento do marketing, possibilitando um estreitamento na margem de erro do público-alvo, mas se por exemplo, você oferecer um produto ou serviço que já foi adquirido, outras vezes, pode manchar sua imagem.

O impacto que mencionamos também deve ser equacionado. Ninguém gosta de rever repetidamente os anúncios, é neste momento que um profissional qualificado saberá explorar esse processo de impedir que a repetição ocorra, mas ao mesmo tempo não desvinculando-se do consumidor por muito tempo.

Concluindo, são ferramentas bastante úteis, eficientes e eficazes, porém devem ser utilizadas de maneira estratégia, já que tudo que é excessivo torna-se insignificante, além de prejudicial financeiramente e socialmente para empresa e-commerce.

Restou alguma dúvida? Em breve o blog E-comment BR postará mais informações sobre retargeting e remarketing

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